Como devolver um Pix?
Caso você tenha recebido um Pix por engano, basta acessar a transação que você quer devolver no aplicativo e efetuar a devolução, por meio dessa funcionalidade (pode ser o valor total ou parcial). Ou seja, você não deve fazer um novo Pix. Assim, você impede que sua instituição de relacionamento faça uma nova devolução, caso requisitada pelo pagador.
Caso você tenha feito um Pix por engano, você pode tentar entrar em contato com a pessoa para receber ele de volta e, caso não a conheça, você pode buscar sua agência ou instituição, para tentar ter seu dinheiro de volta.
Para fazer a devolução basta clicar em:
- Pix (tela inicial do app);
- Extrato Pix e Devoluções;
- Selecione a transação desejada;
- Clique em “Fazer devolução”
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é uma funcionalidade criada pelo Banco Central (BACEN) que facilita a devolução de um Pix, que opera com base em 5 regras principais:
- A devolução pode ser feita: Pela instituição de pagamento do recebedor da transferência quando houver suspeita de fraude ou confirmar falha operacional;
- A devolução deve ser solicitada: em até 80 dias (para os casos de fundada suspeita de fraude) e em até 90 dias (para os casos de falha operacional) contados a partir da data da realização da transferência Pix.
- A solicitação de devolução pode ser aberta: pelo próprio banco/instituição participante ou cliente;
- Quem abriu a solicitação: é o responsável por acompanhar o andamento do pedido de MED.
- Quando a devolução for solicitada: o cliente que recebeu a transferência é imediatamente avisado.
Se você tiver alguma dúvida e quiser falar com a gente, acesse a opção Preciso de ajuda! Como falo com o banQi?💙