1. Se você recebeu um Pix por engano:
Caso você tenha recebido um Pix por engano, basta acessar a transação que você quer devolver no aplicativo e efetuar a devolução, por meio dessa funcionalidade (pode ser o valor total ou parcial). Ou seja, você não deve fazer um novo Pix. Assim, você impede que sua instituição de relacionamento faça uma nova devolução, caso requisitada pelo pagador.
Caso você tenha feito um Pix por engano, você pode tentar entrar em contato com a pessoa para receber ele de volta e, caso não a conheça, você pode buscar sua agência ou instituição, para tentar ter seu dinheiro de volta.
Para fazer a devolução basta clicar em:
- Pix (tela inicial do app);
- Extrato Pix e Devoluções;
- Selecione a transação desejada;
- Clique em “Fazer devolução”
2. Se você fez um Pix errado:
Como o Pix é transferido instantaneamente, não é possível cancelar ou abrir um pedido de devolução. Se você fez um Pix errado, você pode tentar entrar em contato com a pessoa usando a chave Pix e pedir a devolução do valor. A chave pode ser visualizada no comprovante da transação.
3. Se foi transferido um valor a mais por Pix:
Caso tenha sido transferido um valor a mais para sua conta, basta acessar Atendimento no app, e nossa equipe irá tentar te ajudar. No entanto, se o Pix ocorreu a mais de 90 dias, infelizmente não conseguimos abrir o pedido de devolução.
4. Se você foi vítima de um golpe Pix:
Se você foi vítima de um golpe ou fraude e fez um Pix, é só tocar em Mandar informações para que possamos abrir sua solicitação de devolução. Se o Pix ocorreu a mais de 80 dias, infelizmente não conseguiremos abrir o pedido de devolução.
5. Acompanhar MED (Mecanismo Especial de Devolução):
Para acompanhar sua solicitação de devolução que está em análise, fique atento ao WhatsApp, pois todas as informações serão enviadas por lá.
6. Cancelar MED:
Se o seu pedido de devolução ainda estiver em análise, você pode cancelar a solicitação. Basta tocar em Ir para atendimento, e um de nossos especialistas ajudará a cancelar o pedido.
Sobre o MED (Mecanismo Especial de Devolução):
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é uma funcionalidade criada pelo Banco Central (BACEN) para facilitar a devolução de Pix. Ele segue estas principais regras:
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A devolução pode ser feita pela instituição de pagamento do recebedor quando houver suspeita de fraude ou falha operacional.
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A devolução deve ser solicitada em até 80 dias (para fraudes) e 90 dias (para falhas operacionais) após a transação.
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A solicitação pode ser feita tanto pelo cliente quanto pela instituição.
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Quem abriu a solicitação é o responsável por acompanhar o andamento do pedido.
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Quando a devolução for solicitada, o cliente que recebeu a transferência é imediatamente avisado.
Se você tiver alguma dúvida e quiser falar com a gente, acesse a opção Preciso de ajuda! Como falo com o banQi?💙